Sou José Valdir de Lima, nascido na Paraíba em 1980 e criado no Estado do Paraná, na cidade de Umuarama.
Filho de família humilde que sempre me guiou nos caminhos da honestidade. E desde minha infância, sempre me interessei por radiocomunicação e eletrônicos.
Sempre observava os que tinham os materiais do Instituto Universal Brasileiro e tinha vontade de fazer alguns cursos, no entanto, não tendo condições financeiras para pagar pelos cursos, eu emprestava os livros usados de algumas pessoas e assim iniciei os meus conhecimentos sobre eletrônica.
Com muito custo, aos 12 anos comprei meu primeiro rádio, um Cobra 22 plus e somente pude ter acesso a outro rádio aos 24 anos quando me mudei para o Estado de Rondônia, na cidade de Ji-Paraná, a qual resido até hoje.
FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Aos 17 anos, obtive o diploma de ensino médio com habilitação em contabilidade. Porém, após isso, não tive condições financeiras de ingressar em uma universidade. Aos 27 anos, decidi me matricular num curso técnico de eletrotécnico, no qual aprendi muito e uso muitas das informações adquiridas na minha vida de radioamador.
RELATO DA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
Após a chegada em Rondônia, querendo ingressar legalmente no mundo do radioamadorismo, procurei a Anatel para obter informações e realizar a prova. Já sabendo a data prevista da prova, no mesmo dia, fiz a minha inscrição e a carteira de faixa de cidadão. Desde então, com a carteira de classe B em mãos, tenho feito muitos contatos e aprendido sobre todos os modos de comunicação. Um ano após a realização da prova, ingressei para classe A. Durante estes anos, também convidei várias pessoas para ingressarem no mundo do radioamadorismo, sempre ensinando a ética operacional de rádio e a própria operação de rádio dentro da legalidade.
No ano de 2010, passei em um concurso e tornei-me um policial militar e desde então, além de radioamador, passei a operar rádio na polícia militar e participar de concursos, tais como CVA, representando a instituição.
Em 2014, filiei-me à LABRE- RO e em 2015, filei-me à LABRE-SP. Também sou membro do CDR GOUP, terceiro maior grupo de DX no Brasil, e membro RENER.
Ao decorrer dos anos como radioamador, comecei a me interesse pelas novas tecnologias: modos digitais e comunicação via satélite. Em contanto via satélite com amigos, hoje faço parte do grupo NEAA ( Nos encontramos alla arriba), no qual é filiado à AMSAT – Argentina. E com a ajuda de alguns amigos criamos um grupo de apoio a pessoas interessadas em praticar a modalidade de satélite – ARSATC.
Durante esse período, como todo bom radioamador, pesquisando e tentado desenvolver antenas, aperfeiçoando projetos, conseguimos melhorar com a ajuda de vários radioamadores o protótipo de uma antena de baixo custo e ótimo rendimento para contato em via satélite (Antena Dual Band VHF/UHF – MOXON/YAGI).
Além disso, desde o ano de 2013, venho apresentando o radioamadorismo em um evento escolar, evento este chamado de DAY SOFTWARE, do Instituto Federal de Rondônia – IFRO e ofertado ao público de estudantes desde o ensino médio à graduação. Todas as informações disseminadas neste evento são feitas por meio de palestras e prática, incentivando os jovens ao interesse pela radiocomunicação e tecnologia, assim como, proporcionando um intercâmbio entre pessoas de diferentes países. E tendo como objetivo para o ano de 2016, com a ajuda da AMSAT – Brasil, o contato com a ISS por meio do projeto ARISS, além de palestras em escolas.
CONCLUSÃO
Por meio deste memorial, pude reforçar a idéia de quão grande e fantástico é o mundo do radioamadorismo e pude ter a boa sensação de olhar para trás, ver o trajeto percorrido com obstáculos, o quanto evolui neste tempo e visualizar as possibilidades futuras. Além disso, são muito importantes as amizades que adquiri com o passar dos anos e são amizades verdadeiras porque conhecemos os amigos sem distinção de raça, cor e classe socioeconômica.
Ótimo vídeo do PW8PM ensinado como construir a antena Moxon direcional (VHF e UHF) para trabalhar satélites com apenas um HT.
Aprenda com o PT9BM a programar seu HT Baofeng em modo split, para trabalhar satélites ou repetidoras.
Veja um vídeo com dicas básicas por PQ2HX de como encontrar o satélite, como controlar o efeito dopler e mais.
© Create by TEAM ARSATC - 2020. All Rights Reserved. ©