“Hoje tivemos tudo a nosso favor, nem sempre as coisas acontecem assim, porém o quase impossível, hoje se realizou”. Palavras dos Heróis que ajudaram salvar uma vida em Mato Grosso.
Em 23 de abril de 2019, na cidade de Matupá, uma pacata cidade do interior de Mato Grosso, tudo parecia bem, até que um fato inesperado aconteceu a uma moradora daquela localidade.
A matriarca de 80 anos de idade, de uma família humilde, sofreu um AVC hemorrágico nessa cidade que não tinha ambulâncias apropriadas para translado de pessoas com esse tipo de enfermidade e urgência, nem se quer UTI nem neurocirurgião. Então, seria impossível uma pessoa ter sua vida salva se precisasse desse tipo de serviço público ou até mesmo privado. No entanto, nessa cidade residia um apaixonado por comunicação via rádio e engenheiro civil renomado, com indicativo (PY9BKW) e nome Euclydes Canhetti Junior, “UM ETERNO APRENDIZ, APAIXONADO PELO RADIOAMADORISMO”, palavras do mesmo.
PY9BKW fez uma ligação telefônica ao Dr. Rafael ao meio dia, explicando a situação delicada, vida ou morte. Dr. Rafael repassou o celular particular do médico responsável pela regulação do Estado e Saúde.
Além de colocar a maçonaria à disposição, PY9BKW ligou, explicou a situação ao Dr. Wagner Simplício, de Cuiabá. E às 16h, um avião UTI com médicos e enfermeiros decolou rumo ao resgate dessa senhora de 80 anos.
Dr. WAGNER SIMPLICIO, responsável por ter conseguido junto ao superintendente a UTI aérea urgente para Matupá.
Assim, arrumaram uma ambulância, abasteceram e foram buscá-la no hospital e a levaram ao Aeroporto. O avião decolou para Cuiabá ao escurecer.
PY9BKW e amigos no apoio a paciente no aeroporto municipal de Matupá.
Dr. RAFAEL FREDERICO VAZ CURVO(PU9RAC), radioamador apaixonado
pelo hobby e pela profissão, acompanhou a chegada e deu total apoio necessário a paciente.
Um amigo, DR. GUNTHER, professor da UNIC, veio também atender e dar todo apoio, de imediato, a ela.
Às 20h, a senhora foi operada na UTI, número 13, do Hospital São Benedito, em Cuiabá, por um neurocirurgião que é um dos melhores profissionais da capital..
O radioamador é considerado um elo importante no serviço de utilidade pública porque tem todos os elementos tecnológicos para auxiliar a comunicação quando ocorrem, por exemplo, tragédias, desastres em que os telefones TV ou emissoras de rádio ficam fora do ar. O radioamador ajuda órgãos em situação de emergência na comunicação com a Defesa Civil, por meio da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores.
De acordo com legislação vigente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em caso de emergência, um radioamador habilitado pode entrar na frequência de um órgão público como o da Policia Militar, Corpo de Bombeiros ou do SAMU para pedir socorro.
Nesse episodio um grupo de amigos radioamadores vendo a necessidade não apenas da comunicação, mas também ação social e humana, ajudaram a salvar essa vida.
Parabéns a todos os envolvidos.
ARSATC.ORG
NOSSAS METAS E OBJETIVOS
O objetivo principal deste site é divulgar a modalidade de transmissão e recepção via Satélite com o serviço de radioamador e disponibilizar, aos iniciantes e radioamadores interessados, matérias e tutoriais de como operar satélites de radioamador, como receber imagens de satélites meteorológicos, imagens em SSTV via satélite e muito mais.
Divulgamos também os eventos da ARSATC: Vídeos de ativações, aniversários e fotos dos amigos trabalhando satélites.
Texto PW8PM (José Valdir de Lima) fonte da matéria PY9BKW(Junior Canhetti).
© Create by TEAM ARSATC - 2020. All Rights Reserved. ©